O que faz o médico geriatra ?

O geriatra é o médico que fez especialidade médica em Geriatria. O geriatra atua visando  promoção da saúde,  prevenção e  tratamento das doenças,  reabilitação funcional e  dispensação de cuidados paliativos para a população idosa. Com o aumento da expectativa de vida, cresce o número de pessoas que têm o organismo e vida impactados pelo processo natural de envelhecimento. Essa realidade demanda cuidados que extrapolam a conduta terapêutica estrita e que sejam capazes de propiciar qualidade de vida para o idoso, daí a importância da geriatria. O geriatra, profissional médico habilitado a trabalhar em conjunto com equipe multidisciplinar e orientar o idoso, a família e cuidadores quanto às peculiaridades do envelhecimento, constitui um pilar de suma importância para o sucesso do tratamento.
O geriatra realiza uma avaliação ampla com base em aspectos biopsicossociais. E lida com doenças como demências, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose e problemas com múltiplas causas ( tonturas, incontinência urinária, tendência a quedas, dentre outros), além de manejar interações medicamentosas, tão frequentes no cotidiano da geriatria. O geriatra também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.   
O objetivo da intervenção do geriatra é manter nível de saúde e funcionalidade satisfatórios e preservar grau máximo de autonomia e independênciainclusive para os muito idosos. Em suma isso faz da geriatria e do geriatra um pilar importante no acompanhamento do idoso. 
 Atualmente, o geriatra tem sido um especialista procurado por pessoas mais jovens que procuram envelhecer com saúde e qualidade de vida,  fato que tem sido denominado como geriatria preventiva.



Constituem algumas condições que o geriatra faz acompanhamento: 

Gerenciamento de doenças e medicações
Problemas de concentração e memória
Doença de Alzheimer  e outras demências
Doença de Parkinson
Depressão
Ansiedade 
Insônia
Hipertensão Arterial
Hipotiroidismo  
Diabetes 
Distúrbios de colesterol e triglicérides
Desnutrição no idoso
Osteoporose
Artrose 
Instabilidade Postural e  Quedas
Incontinência Urinária 
Cuidados Paliativos no idoso
Presta suporte e orientações à família e cuidadores.

Você tem mais alguma dúvida sobre o tema? 
Poste aqui nos comentários.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog